terça-feira, 15 de julho de 2008

Soweto Kinch


Soweto Kinch é um jovem inglês de 30 anos que vem já há algum tempo a deixar a sua marca no jazz. Saxofonista de eleição (também tocando piano), forma com o baixo Michael Olatuja e o percurssionista Troy Miller os Soweto Kinch Trio, embora por vezes, nos espectáculos ao vivo, a banda convide outros músicos.
Este licenciado em História Moderna por Oxford, tem dado muito que falar com concertos em grandes festivais europeus de jazz, casos do Royal Festival Hall, Cheltenham International Jazz Festival ou Montreux Jazz Festival.
No baú discográfico encontramos dois albums: Conversations with the Unseen (2003) e A Life In The Day Of B19 - Tales Of The Tower Block (2006), dos quais apenas o primeiro conheço a fundo. Desse lembro as faixas Doxology, Elision, Equiano's Tears, Mungo's adventure, Good Nyooz e Intermission - Split Decision. Nestas duas últimas, Soweto Kinch revela ainda bons dotes na arte do rap e do beatbox. É aliás uma constante dos concertos de Soweto Kinch, quando este pousa o sax, agarra-se ao mic e comeca a palavrear...
Em Portugal, creio que Soweto ainda é um desconhecido: não há registo de concertos e os seus albuns, pelo menos em grandes superfícies como a FNAC, pura e simplesmente não existem.
Esperemos que a situação se inverta em breve!

O clip abaixo aborda as performances em palco e um pouco da forma como Soweto Kinch e os seus músicos encaram o jazz:



Soweto Kinch MySpace

2 comentários:

  1. Perante um gosto tao refinado, aqui ficam algumas sugestoes que começam a formar-se no nosso "submundo"...

    #http://www.myspace.com/samantarmohi
    #http://www.myspace.com/novorpheu

    ...e alguns veteranos, que devem smp ser lembrados...

    # http://www.myspace.com/valete115 ...pq é inigualável; (nao esquecendo tds os que passam pela horizontal records, tb eles mc's e writers de grd qualidade).
    #http://www.myspace.com/bobdaragesense ...pq "silence kills the revolution";

    #www.myspace.com/royalistick ... beats fantasticos, flow mtas vezes arrepiante (talvez ignorando a "morena", um pco amorangada...:X);

    Parabéns pelo espaço! Bons scratchs.

    ResponderEliminar
  2. Valete, Bob, Sam, Dealema, NBC, Black Mastah,, Sir Scratch. entre outros, serão certamente nomes que terão sempre a sua aura presente neste blog. :)

    Obrigado pela visita... e aparece!

    Francisco

    ResponderEliminar

scratch(s)